Voltar
-
24/07/2012

Síria: Itamaraty deve ser mais propositivo

Em carta, Conectas cobra envio do caso ao TPI, embargo de armas e sanções individuais a membros da cúpula do regime sírio

Em carta, Conectas cobra envio do caso ao TPI, embargo de armas e sanções individuais a membros da cúpula do regime sírio Em carta, Conectas cobra envio do caso ao TPI, embargo de armas e sanções individuais a membros da cúpula do regime sírio

Conectas enviou hoje (24/07) carta ao Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, em busca de informações sobre o posicionamento do Brasil frente ao agravamento da violência e da crise de direitos humanos na Síria. O documento questiona o governo brasileiro sobre sua posição diante de alternativas como o envio do caso ao Tribunal Penal Internacional e a aplicação de medidas como embargo de armas e sanções individuais a membros da cúpula do regime sírio.
“O crescente protagonismo do Brasil no cenário internacional demanda uma postura propositiva. Sabemos que o governo não apoia o uso da força na Síria. Mas é preciso também que diga quais medidas concretas propõe frente ao recrudescimento da situação e às milhares de mortes de sírios e sírias”, disse Camila Asano, Coordenadora de Política Externa da Conectas.
Desde março de 2011, início da repressão governamental aos levantes pró-democráticos na Síria, que começaram com um caráter pacífico, mais de 10 mil pessoas, na sua maioria civis, foram mortas no país de acordo com a ONU. Outras estimativas elevam o número para mais de 19 mil mortos. Ainda segundo a ONU, mais de um milhão de pessoas foram deslocadas internamente no país e mais de 100 mil buscaram refúgio em países vizinhos.
Leia a carta aqui.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas