Voltar
-
07/08/2019

Senado aprova audiência pública para debate sobre mudanças na Lei de Migração

Comissão de Assuntos Sociais aprovou requerimento de audiência pública, solicitado pela sociedade civil, para debater proposta de retrocessos à Lei de Migração

PL 1928 esteve na pauta desta quarta-feira, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) PL 1928 esteve na pauta desta quarta-feira, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Após solicitação da sociedade civil, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (7), requerimento de audiência pública para o debate sobre o Projeto de Lei 1.928, que propõe mudanças na Lei de Migração (13.445/2017). O projeto poderia ser votado ainda hoje na Comissão, e agora terá de ser debatido em audiência para orientação dos votos dos senadores.

Criado para sugerir a concessão de visto temporário para jovens migrantes que queiram trabalhar no país, o projeto possui a chamadaemenda jabuti” – quando um texto recebe propostas de alteração sem relação com o tema original. Na emenda do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), são apresentadas mudanças de grave retrocesso à Lei de Migração, como a proibição de entrada ou a deportação de pessoas suspeitas de envolvimento em práticas de terrorismo, sem a devida conclusão de investigação. 

O PL tramita em caráter terminativo na comissão do Senado – caso aprovado, segue para a Câmara. Após solicitação de organizações como a Conectas e a Missão Paz, o senador Paulo Paim (PT-RS) protocolou um requerimento de audiência pública para debater tais mudanças, que foi aceito nesta quarta-feira pela Comissão.

A audiência não tem data definida, mas deve ocorrer nas próximas semanas.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas