Voltar
-
20/01/2020

Secretário de Cultura é demitido por apologia ao nazismo

Segundo organizações, demissão é insuficiente e declaração só evidencia posicionamento de alto escalão do governo Bolsonaro

DISMISSAL IS NOT ENOUGH, NAZI APOLOGISM IS INTOLERABLE DISMISSAL IS NOT ENOUGH, NAZI APOLOGISM IS INTOLERABLE

Na última sexta-feira (17), Roberto Alvim, que ocupava o cargo de secretário Especial de Cultura, foi demitido após pronunciamento divulgado na quinta (16). Em vídeo institucional, Alvim parafraseou trechos do discurso de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler.

Em resposta, mais de quarenta organizações da sociedade civil classificaram o pronunciamento como “intolerável” e enfatizaram que não se trata apenas de um posicionamento individual do ex-secretário e sim de parte significativa do alto escalão do atual governo. Homenagens a torturadores, violadores dos direitos humanos e a regimes autoritários tem acontecido de forma recorrente.  

Diante deste contexto, as instituições afirmam que a demissão é insuficiente. “Não basta que o Secretário Especial de Cultura seja demitido. É fundamental que o corpo de ministros e secretários seja escolhido tendo como princípio basilar o compromisso com a democracia brasileira”, argumentam. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas