Voltar
-
22/05/2015

Revista Vexatória: Avanço no Rio

Assembleia do RJ derruba veto do governador à lei que proíbe a prática nos presídios do estado

Civil society calls for approval of the bill against abusive searches during the vote in the state legislature Civil society calls for approval of the bill against abusive searches during the vote in the state legislature

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) derrubou na quarta-feira (20/05) o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao projeto de lei 77/2015, dos deputados Jorge Picciani (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL) e André Ceciliano (PT), que extingue, em todos os presídios fluminenses, o desnudamento, o agachamento sobre espelho e a inspeção anal e vaginal de familiares de presos em dias de visita. Na mesma votação, os deputados também derrubaram o veto a outro projeto (76/2015) que coloca fim às revistas vexatórias no sistema socioeducativo. Pezão tem até esta sexta-feira (22/5) para promulgar a lei. Após o prazo, a decisão caberá à própria Alerj.

A vitória confortável – os textos receberam apenas dois votos contrários – foi celebrada por organizações de direitos humanos. Em carta enviada aos deputados antes da votação, a Rede Justiça Criminal, da qual Conectas faz parte, pediu respeito aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil nesse âmbito.

“Com essa decisão a Alerj reafirma a importância do legislativo na proteção dos direitos humanos”, afirmou Vivian Calderoni, advogada do Programa de Justiça da Conectas. “Agora, é preciso garantir a aplicação da norma e o respeito aos familiares de presos. Casos como o de São Paulo mostram que a proibição é apenas o primeiro passo para o fim definitivo dessa humilhação”, completou.

A revista vexatória está proibida nos presídios paulistas desde agosto de 2014, mas o governo segue desrespeitando sua própria norma, sob o argumento de que está estudando e avaliando os custos da sua implementação.

Para evitar que essa situação se repita no Rio de Janeiro, os deputados fluminenses entregarão na tarde da quinta-feira (21/5) um cheque no valor de R$ 19 milhões ao coronel Erir Robeiro, secretario de Administração Penitenciária do estado. O valor deverá ser utilizado na compra de 33 scanners corporais.

“Não estamos falando de um gasto qualquer, mas da garantia de direitos constitucionais e internacionais. O fim de uma violação tão grave não pode ser adiado sob o falso debate de disponibilidade financeira”, afirma Calderoni.

A proibição gradual da revista vexatória nos estados dá novo fôlego ao projeto de lei 7764/2014, que extingue a prática em todo o País. O texto foi aprovado por unanimidade no Senado e na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Agora, aguarda apreciação pelas comissões de Segurança Pública e Constituição e Justiça.

Mapa da revista vexatória

Mapa produzido pela Conectas a partir de informações coletadas com parceiros, imprensa, familiares de presos e em suas próprias inspeções ao sistema prisional contabiliza 24 leis, projetos, portarias, decisões judiciais e outras normas que tratam do tema em todo o Brasil.

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas