Voltar
-
22/06/2018

Relatório apresenta experiências de política externa a partir do Sul Global



Criar um espaço para o diálogo e troca de melhores práticas no trabalho com política externa e direitos humanos: eis o objetivo do Strategy Web. O coletivo, formado pela Conectas e outras seis organizações do Sul Global, lança hoje, 21/6, sua primeira publicação durante a 38º sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra, na Suíça.

O relatório A Collection of Thoughts From The Global South on Foreign Policy and Human Rights: Experiences and strategies from the field (Uma Coletânea de Pensamentos do Sul Global na Política Externa e Direitos Humanos: Experiências e Estratégias de Campo) ressalta a importância da atuação das organizações da sociedade civil em monitorar, influenciar e pressionar governos a tomarem decisões na política externa que impactem positivamente os direitos humanos. O documento apresenta estratégias de promoção e proteção dos direitos humanos no exterior reunindo de casos do Brasil, México, África do Sul, Nigéria, Mongólia, Índia, Maldivas e Indonésia.

“Os países do Sul Global têm demandado cada vez mais espaços de atuação e protagonismo na política internacional. Embora a participação diplomática de países como o Brasil tenha aumentado nos últimos anos, a política externa do país ainda é pouco transparente, o que contrapõe a necessidade de que os Estados adotem práticas responsáveis em sua política externa”, explica Camila Asano, coordenadora de programas da Conectas.

O estudo também traz um panorama sobre a política externa brasileira e sua participação e liderança em debates globais. De acordo com o relatório, o Brasil tem uma política externa ativa, mas seu desempenho ainda é “inconsistente e imprevisível” e precisa assumir sua responsabilidade junto aos compromissos firmados com a comunidade internacional.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas