Voltar
-
03/09/2013

Que polícia queremos?

Aula pública inaugura fórum de discussão sobre a polícia brasileira



Na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Sou da Paz, Conectas Direitos Humanos e Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizarão, no vão livre do Masp às 19 horas, uma aula pública para discutir a difícil questão da polícia no Brasil. Será a primeira atividade de um fórum que pretende debater o tema, nas ruas e nas redes, chamado “Que Polícia Queremos?”.

Para apresentar os problemas, os desafios e as possíveis alternativas para uma polícia mais próxima dos cidadãos e dos valores democráticos, na mesa estarão os seguintes nomes:
Renato Sérgio de Lima – Fórum Brasileiro De Segurança Pública

Oscar Vilhena VieiraEscola de Direito da Fundação Getúlio Vargas

Luciana Guimarães Instituto Sou da Paz

A onda de manifestações que tomou o país a partir de junho não apenas trouxe à tona, novamente, o assunto. Também foi, em grande medida, causada pelo abismo que há entre a população brasileira e sua força policial. Pela imagem desgastada, pela ineficiência, pela postura antagônica e tantas vezes violenta da polícia em relação à sociedade. E pelo reconhecimento, cada vez mais difundido, de que não há democracia madura sem uma relação igualmente madura entre cidadãos e aqueles que, nas ruas e delegacias, deveriam garantir o cumprimento das leis. A estrutura anacrônica, a subvalorização do policial, a violência desnecessária, o autoritarismo, a trágica relação da corporação com as periferias e os mais pobres, a falta de transparência, as estatísticas e episódios que ilustram a gravidade da situação. E como estamos todos, população e polícia, reféns do mesmo sistema.

Segurança pública e a reforma das polícias são questões tão profundas quanto imediatas. Frutos de processos tão históricos quanto presentes. De soluções nunca mágicas, quase sempre controversas, mas que merecem ganhar a arena do debate público. Inadmissível, no fundo, é a inércia, a apatia diante dos fatos.

Por isso, a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Sou da Paz, a Conectas Direitos Humanos e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública querem tirar esse debate do gabinete e levá-lo para a rua. Literalmente. Durante a aula, os especialistas vão apresentar suas experiências e ideias, responder perguntas, começar uma conversa pública que vai seguir nas redes e fora delas. E demonstrar porque, no fundo, a verdadeira força da polícia está no respeito.

A polícia que queremos
Data: Sexta-feira, dia 06/09
Horário: 19h
Local: Vão livre do Masp
Mesa: Renato Sérgio de Lima (Fórum Brasileiro De Segurança Pública), Oscar Vilhena Vieira (Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas) e Luciana Guimarães (Instituto Sou da Paz)


+Vídeo:


Especial:

Relatos sugerem que polícia ‘encurralou’ manifestantes na marcha de 13/6 em SP

Um dia após estourar o prazo para o Governo de São Paulo explicar o que aconteceu numa das marchas mais duramente reprimidas desde junho, Conectas lança 10 histórias. Jovens feridos e presos relatam o que seria uma tentativa da polícia de ‘encurralar’ e atacar os manifestantes

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas