Voltar
-
18/04/2018

Encontro discute políticas para investimentos do Banco Mundial



Nesta quinta-feira, 19/4, a Conectas participará junto a outras organizações do debate “Salvaguardas e o Sistema de Países nas Instituições Financeiras em Desenvolvimento”, que será realizado em Washington, nos Estados Unidos. O objetivo é discutir medidas que fortaleçam os sistemas nacionais de proteção aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Os financiamentos promovidos por bancos multilaterais agora apresentam uma nova tendência. Em vez de serem guiados por uma série de salvaguardas, com requisitos que devem ser cumpridos em investimentos, agora os bancos passam a adotar o Sistema de Países. Nessa nova abordagem, é levada em conta a legislação local como base para verificar se os princípios de defesa de direitos humanos e do meio ambiente estão sendo cumpridos.

No entanto, há lacunas no sistema de monitoramento e supervisão tanto na legislação brasileira quanto nas leis de outros países da América Latina. A expectativa das organizações é que países que dispõem de práticas avançadas de proteção ambiental podem servir como alternativa ao conjunto de regras propostas pelo Banco Mundial.

O evento que discutirá estes temas acontece durante o Fórum da Sociedade Civil, paralelo às Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, encontro que reúne os principais líderes econômicos mundiais na capital norte-americana. A Conectas estará representada por Julia Cortez, advogada e fellow do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais. Entidades ligadas ao tema de direitos socioambientais e desenvolvimento dos povos indígenas da América Latina e Caribe, também participarão da reunião, realizada em parceria com a Boston University.

SERVIÇO

  • Evento: Salvaguardas e o Sistema de Países nas Instituições Financeiras em Desenvolvimento
  • Quando: 19/4/2018
  • Hora: 16h
  • Onde: Rua i – n. 1850 Sala 12-250 – Washington (DC)
  • Programação completa: clique aqui

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas