Voltar
-
10/05/2022

Organizações publicam manifesto em defesa das eleições de 2022

O Pacto pela Democracia divulgou documento que reforça o respeito ao sistema eleitoral brasileiro e repudia ataques de Jair Bolsonaro às instituições

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta terça-feira (10), o Pacto pela Democracia, coalizão composta por 200 organizações da sociedade civil brasileira, incluindo a Conectas Direitos Humanos, publicou um manifesto em defesa das eleições de 2022.

No texto, o Pacto reforça o respeito do sistema eleitoral brasileiro ao redor do mundo, com destaque ao sistema eletrônico de votação que é utilizado em mais de 40 outras nações para a realização de diversos tipos de eleições. Para a coalizão, os sistemáticos ataques de Jair Bolsonaro à democracia e ao processo eleitoral são inadmissíveis em um Estado Democrático de Direito. 

Leia mais:

Por isso, o manifesto repudia os discursos antidemocráticos que atacam o trabalho das instituições responsáveis pelo processo eleitoral. No texto, o Pacto convoca o Congresso Nacional e o Ministério Público a se posicionarem em defesa da ordem jurídica e do regime democrático. 

Além disso, chamam a imprensa e a sociedade civil a trabalharem pela realização de eleições livres, íntegras e pacíficas, com a garantia de que o resultado das urnas seja devidamente respeitado.

“Quem defende o cerceamento da atuação de instituições democráticas, como o TSE e o STF, desrespeita a Constituição, o Estado Democrático de Direito e age na contramão dos interesses da sociedade”, afirmam as organizações no documento.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas