Voltar
-
06/12/2019

Organizações pedem apoio da ONU, após graves violações de direitos no Irã

Desde novembro, governo iraniano tem usado força letal para reprimir protestos. Mais de 200 pessoas foram mortas e 7 mil foram presas



Nesta segunda-feira (9), Conectas e mais de trinta organizações da sociedade civil alertam, em carta, graves violações de direitos no Irã e solicitam os Estados membros da ONU (Organização das Nações Unidas)  que apoiem resolução sobre direitos humanos no país.

A resolução, adotada pela Terceira Assembléia Geral em novembro, pede às autoridades iranianas que libertem qualquer pessoa detida por exercer seus direitos, incluindo as que foram presas por participarem de protestos pacíficos. Além disso, prevê que o país inicie um processo de responsabilização em resposta a todos os casos de violação.

Desde do dia 15 de novembro, o governo iraniano tem usado força letal para reprimir protestos. Segundo relatórios da Anistia Internacional, pelo menos 7 mil pessoas já foram detidas e 208 foram mortas. 

As manifestações explodiram espontaneamente e se concentraram em questões econômicas,  desemprego e corrupção. Gradualmente, os protestos migraram para movimentos anti governo, à medida que o regime não atendeu às demandas dos manifestantes.

 

>>> Leia aqui a íntegra da nota

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas