Voltar

Organizações lançam o segundo balanço com recomendações a plataformas digitais

O documento detalha problemas nas políticas das plataformas digitais durante as eleições de 2022 e recomenda novas mudanças

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Mais de cem organizações da sociedade civil ligadas ao grupo Democracia Pede Socorro publicaram o segundo balanço de análise sobre o papel das plataformas digitais na proteção da integridade eleitoral em 2022. 

O documento destaca que as políticas de integridade eleitoral em vigor na última eleição foram insuficientes e limitadas e não conseguiram evitar a disseminação de conteúdos golpistas e incentivadores de violência. 

Conectas, Instituto Marielle Franco, Oxfam Brasil e Observatório do Clima são algumas entidades que fazem parte da plataforma. 

Leia mais:

O balanço conta também com destaques gerais, análise e detalhamento dos pontos críticos de cada plataforma e 22 demandas de mudanças para a consolidação de medidas mais efetivas das plataformas digitais contra conteúdos que incitam ataques à democracia no Brasil, violência política e negacionismo climático e socioambiental.

Confira algumas mudanças recomendadas no documento:

  • Inserir o fenômeno da violência política – em especial, de gênero e raça – entre as prioridades das políticas de todas as plataformas durante e entre períodos eleitorais. É preciso, assim, validar a violência política como fenômeno social nomeado, saindo de conceitos guarda-chuva como bullying e discurso de ódio.
  • Realizar campanhas publicitárias para divulgar regras e como agir em caso de a candidata ser alvo de violência política de gênero e raça, e conscientizar continuamente a comunidade de usuários sobre o assunto.
  • Tratar o combate ao negacionismo do clima e da agenda socioambiental como preocupação de interesse público.
  • Não permitir impulsionamento de conteúdo anticientífico sobre o clima e mudanças climáticas.
  • Tratar alegações infundadas sobre fraude nas urnas e fraude eleitoral como informações enganosas prejudiciais ao processo democrático.
  • Adotar política específica ou detalhar políticas existentes para impedir chamados à sublevação contra a ordem democrática ou à interferência na transmissão pacífica de poder, ainda que não haja apelo explícito à violência.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas