Voltar
-
25/05/2022

ONU abre inscrições para organizações interessadas em obter status consultivo

Entidades da sociedade civil podem enviar suas inscrições até 01 de junho ao Conselho Econômico e Social; veja como enviar candidatura

Sala do Conselho de Direitos Humanos da ONU Sala do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Estão abertas as inscrições para as organizações da sociedade civil interessadas em obter status consultivo junto às Nações Unidas. O status é concedido pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC, na sigla em inglês) e permite a participação em diferentes processos no sistema ONU. As ONGs têm até o dia 01 de junho para enviar suas candidaturas. 

>>>Veja mais detalhes e faça a inscrição neste link 

Com o status consultivo, regulamentado pela ONU em 1996, as organizações da sociedade civil podem assistir a conferências e outros eventos internacionais; apresentar declarações escritas e orais nesses eventos; organizar eventos paralelos; ter acesso às instalações das Nações Unidas; beneficiar-se de oportunidades para estabelecer contatos e criar redes sociais com outras instituições. 

Os requisitos para ONGs obterem status consultivo junto ao ECOSOC são: o trabalho da organização deve ser referente ao trabalho do ECOSOC; ter um mecanismo decisório transparente e democrático e estatutos adotados democraticamente;  ter uma sede própria e um Diretor-Executivo; existir há pelo menos dois anos; entre outros.

Leia mais: 

Graças a este status, a Conectas, por exemplo, atua no âmbito do Conselho de Direitos Humanos, que está dentro do ECOSOC. Com sede em Genebra, Suíça, o conselho realiza reuniões periódicas e é um importante espaço de incidência internacional no campo dos direitos humanos. 

As ONGs credenciadas pelo ECOSOC podem ainda participar de outros fóruns de discussão da ONU, entre eles Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Fórum Permanente sobre Questões Indígenas e Comissão de Entorpecentes. 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas