Voltar
-
12/03/2020

ONGs pedem apoio de Maia em defesa da liberdade de imprensa

Representantes da sociedade civil estiveram com presidente da Câmara nesta quarta para pedir que a Casa atue na garantia de direitos de jornalistas e veículos de comunicação

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu representantes da sociedade civil para discutir a defesa da liberdade de imprensa (Foto: João Baptista/ Câmara) Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu representantes da sociedade civil para discutir a defesa da liberdade de imprensa (Foto: João Baptista/ Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu nesta quarta-feira (11) representantes de organizações da sociedade civil preocupadas com a escalada de ataques de autoridades a jornalistas.

As organizações Abraji, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos e Intervozes discutiram sobre liberdade de imprensa e o direito à informação como pressupostos para o Estado de Direito e o respeito às instituições democráticas.

Durante o encontro, as organizações destacaram a urgência de que o presidente da Casa não permita que o plenário da Câmara seja cenário de ataques a jornalistas — como ocorreu em 11 de fevereiro, quando Eduardo Bolsonaro insultou a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo.

“A ofensiva contra a liberdade de imprensa é grave violação de direitos humanos e a Câmara dos Deputados deve atuar para conter esses abusos, não permitindo que ataques aconteçam em suas comissões e dependências. Esse foi um dos pedidos que levamos ao presidente Rodrigo Maia”, explica a coordenadora da Conectas Camila Asano, que participou da reunião.

O vice-presidente da Abraji, Guilherme Amado, relatou que Maia se comprometeu em atuar em defesa da liberdade de imprensa dentro da Câmara e em articulação com outros poderes da República.

“O presidente da Câmara também ressaltou que há uma ligação direta entre respeito à liberdade de expressão e o crescimento econômico, uma vez que um ambiente de investimento seguro só é possível em uma democracia fortalecida. E isso somente existe com respeito à liberdade de expressão”, disse Amado.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas