Voltar
-
12/09/2013

ONGs organizam ‘twittaço’ para tirar Sudão da sombra

Campanha acontece durante 24ª reunião do Conselho de Direitos Humanos da Onu em Genebra



Violações de direitos humanos no Sudão são indiscriminadas e crescentes. Apenas nos últimos cinco meses, mais de 300 mil refugiados deixaram a região de Darfur por conta da violência e o governo continua obstruindo a entrada de ajuda humanitária nas zonas controladas por grupos opositores. Nas regiões de Kordofan do Sul e do Nilo Azul, sinais de ataques aéreos do exército contra civis são evidentes. Apesar do trágico cenário, o Conselho de Direitos Humanos da ONU, reunido em sua 24ª sessão entre os dias 9 e 27 de setembro em Genebra, na Suíça, tem evitado reagir mais energicamente à situação.

Para mudar esse quadro, 20 organizações de direitos humanos, entre elas a Conectas, assinaram uma declaração conjuntademandando a criação de uma Relatoria Especial para o país (que hoje só conta com um Especialista Independente), a aprovação de uma resolução condenando as recentes violações e o estabelecimento de uma investigação. O documento pede também que o Sudão seja instado pela ONU a garantir o acesso das agências humanitárias às regiões afetadas pelo conflito, além da passagem do tema para o item 4 da agenda do Conselho, que trata de situações de direitos humanos que requerem atenção (hoje o caso ocupa o item 10, que trata do envio de assistência técnica e capacitação).

“Lamentamos que as resoluções adotadas anteriormente pelo Conselho de Direitos Humanos tenham falhado em condenar as disseminadas violações dos direitos humanos internacionais e do direito humanitário cometidas no Sudão e que não se tenha definido áreas prioritárias de ação para melhorar a proteção de direitos humanos básicos”, diz a declaração.

Para dar força a esse chamamento, as entidades envolvidas organizaram um “twittaço” para pressionar os Estados representados na reunião do Conselho. No Brasil, por exemplo, a campanha será endereçada ao perfil @BrazilUNGeneva, sempre com a hashtag #StepUp4Sudan. A mobilização na rede social acontece entre os dias 12 e 14 de setembro.

Como participar
Durante o período da campanha, entre em sua conta do Twitter e publique quantas mensagens puder utilizando as hashtags #StepUp4Sudan e #HRC24 (24ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, na sigla em inglês).

Os organizadores do “twittaço” sugerem os seguintes formatos:

@BrazilUNGeneva, o Conselho de Direitos Humanos da ONU deve fazer mais para #StepUp4Sudan. #HRC24

@BrazilUNGeneva, como O #HRC24 vai responder às violações no Sudão? #StepUp4Sudan

@BrazilUNGeneva, você apoiará no #HRC24 uma ação mais forte contra as violações cometidas no Sudão? #StepUp4Sudan

@BrazilUNGeneca, #StepUp4Sudan, o #HRC24 deve se posicionar diante da deterioração dos direitos humanos no Sudão

@BrazilUNGeneva, é preciso realizar uma investigação urgente sobre as violações de direitos humanos no Sudão. #StepUp4Sudan

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas