Voltar
-
12/03/2019

ONGs de 4 países pedem desburocratização para acolhida de venezuelanos

Em carta, entidades reforçam a importância da instrumentalização da ajuda humanitária ao país

Boa Vista - Refugiados venezuelanos se preparam para deixar Roraima com destino a São Paulo e Cuiabá (Antônio Cruz/Agência Brasil) Boa Vista - Refugiados venezuelanos se preparam para deixar Roraima com destino a São Paulo e Cuiabá (Antônio Cruz/Agência Brasil)

A Conectas e outras organizações da sociedade civil do Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela assinaram uma carta conjunta clamando ao Grupo de Lima a adoção imediata de medidas administrativas que otimizem a entrada de venezuelanos em outros territórios. O grupo criado em 2017 é composto por 14 países e tem como objetivo de criar estratégias para a estabilização do país.

O primeiro ponto levantado pelo documento é que haja a implementação de medidas que permitam a execução dos acordos firmados entre diversos países na Declaração de Quito sobre Mobilidade Humana dos Cidadãos Venezuelanos.

A declaração é resultado de uma reunião entre representantes de onze países que aconteceu em 2018 no Equador. O intuito era traçar possíveis caminhos para amenizar a atual crise migratória venezuelana.

Um dos acordos firmados prevê aceitar documentos de viagem vencidos como documentos de identidade. Além disso, as entidades também recomendam que os países adotem diretrizes unificadas na verificação de registros policiais.

Por fim, expressam a preocupação com a crescente tendência de ajuda com outros objetivos que não os de princípios humanitários, fator que corrobora para a criminalização de trabalhadores e voluntários que vem desenvolvendo atividades na Venezuela.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas