Voltar
-
25/03/2024

Nota pública sobre Caso Marielle Franco

Conectas reforça a importância de não apenas identificar os responsáveis pelo assassinato de Marielle e Anderson, mas de garantir que a justiça seja feita de forma célere e transparente

Foto: Suamy Beydoun/ AGIF via AFP Foto: Suamy Beydoun/ AGIF via AFP

A Conectas Direitos Humanos acompanha com profunda atenção os desdobramentos em torno das investigações sobre o brutal assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorrido em 2018, na região central da cidade do Rio de Janeiro. 

O mais novo fato é a prisão de três pessoas no domingo (24), acusadas de serem mandantes do crime, segundo relatório da Polícia Federal. Causa-nos mais preocupação ainda com a revelação dos nomes em investigação, atores públicos e institucionais que deveriam zelar pelos valores constitucionais, não quebrá-los de forma violenta. 

Neste momento, reforçamos a importância de não apenas identificar os responsáveis, mas de garantir que a justiça seja feita de forma célere e transparente.

Passados seis anos do assassinato da vereadora e de seu motorista, é fundamental que as investigações ocorram de maneira independente e sem interferências, assegurando que não haja obstruções que possam comprometer a busca pela verdade e pela responsabilização dos envolvidos. Entendemos que este caso vai além da perda de duas vidas: é sobre a preservação dos pilares democráticos e o combate à impunidade.

Expressamos nossa solidariedade à família de Marielle Franco e Anderson Gomes, e reafirmamos nosso compromisso em lutar por justiça, pelos direitos humanos e pela memória de todas as vítimas de violência e injustiça em nosso país.

A sociedade brasileira merece respostas e a garantia de que crimes contra defensores dos direitos humanos não fiquem impunes e não se repitam.

Que a memória de Marielle Franco e Anderson Gomes siga nos orientando na busca por um Brasil mais justo e igualitário.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas