Voltar
-
11/01/2012

Nota pública 01/2012: Conectas manifesta preocupação com política migratória para haitianos

Resolução do Ministério da Justiça indica um alarmante direcionamento restritivo do Brasil em matéria migratória

Resolução do Ministério da Justiça indica um alarmante direcionamento restritivo do Brasil em matéria migratória Resolução do Ministério da Justiça indica um alarmante direcionamento restritivo do Brasil em matéria migratória

Conectas manifestou hoje (11/01/2012) preocupação com o destino dos cidadãos haitianos que buscam acolhimento no Brasil. A ONG brasileira, com mandato internacional, teme que a ameaça de deportação feita ontem pelo Ministério da Justiça brasileiro e a restrição no número de vistos concedidos aos haitianos – 100 por mês – represente ainda mais sofrimento para as milhares de famílias que tentam reconstruir suas vidas no Brasil, fugindo de décadas de conflitos internos, criminalidade, pobreza, instabilidade política e desastres naturais em seu país de origem.
“É a hora de o Brasil mostrar capacidade de lidar com este quadro de forma abrangente, indo além da preocupação meramente militar. Agora, o drama dos haitianos não está mais situado apenas numa ilha distante, mas foi transportado para dentro de seu próprio território, evidenciando as dimensões sociais, humanitárias, jurídicas, migratórias e políticas que o desafio de reconstruir o Haiti impõe”, disse Camila Asano, coordenadora de Política Externa e Direitos Humanos da Conectas.
A ameaça de deportação feita pelo Brasil não deve ainda, sob nenhuma hipótese, ferir o direito de “non-refoulement”, ou não devolução de qualquer cidadão que tenha solicitado formalmente o status de refugiado.
A presente situação chama a atenção para a necessidade de que o governo brasileiro defina com clareza, transparência e em diálogo com a sociedade como pretende lidar com o número cada vez maior de estrangeiros que procuram no Brasil melhores condições de vida.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas