Voltar
-
24/11/2023

Nota de solidariedade à codeputada Paula Nunes

Manifestamos nossa solidariedade à parlamentar, que sofreu essa violência durante a gravidez de sua primeira filha, e exigimos que sejam tomadas as medidas cabíveis a este inadmissível episódio

 Fotos Rodrigo Romeo Fotos Rodrigo Romeo

É com profunda consternação e indignação que a Conectas recebe a notícia do recente ataque racista e misógino sofrido pela codeputada estadual Paula Nunes (PSOL/SP). Manifestamos nossa solidariedade à parlamentar, que sofreu essa violência durante a gravidez de sua primeira filha, e exigimos que sejam tomadas as medidas cabíveis a este inadmissível episódio.

O racismo e a misoginia são males que corroem os alicerces da nossa sociedade, minando os valores de diversidade e inclusão pelos quais devemos lutar. Segundo dados da pesquisa “A Violência Política Contra Mulheres Negras: Eleições 2020”, do Instituto Marielle Franco, 98,5% das candidatas entrevistadas sofreram ataques durante as campanhas eleitorais, sendo 80% ataques virtuais.

Episódios como este constituem uma afronta à democracia e aos princípios fundamentais de igualdade, justiça e respeito pelos direitos humanos.

Expressamos nossa solidariedade incondicional à deputada Paula Nunes e a todas as mulheres e pessoas que, diariamente, enfrentam discriminação. A luta contra o preconceito deve ser uma responsabilidade coletiva, e é imperativo que nos unamos para erradicar essas manifestações de ódio de nossa sociedade.

Instamos as autoridades competentes a investigarem rigorosamente esses atos de intolerância e a garantirem que os autores sejam identificados e responsabilizados, assegurando a efetivação da Lei 14.192/2021 que tipifica a violência política contra mulher. 

Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade antirracista, mais justa, igualitária e inclusiva, onde cada cidadão e cidadã possa exercer seus direitos fundamentais sem temer represálias por sua identidade de gênero, raça ou qualquer outra característica.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas