Voltar
-
30/05/2012

Na mídia: Rede Brasil Atual

Conselho da ONU recomenda fim da Polícia Militar no Brasil

Conselho da ONU recomenda fim da Polícia Militar no Brasil Conselho da ONU recomenda fim da Polícia Militar no Brasil

São Paulo – O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje (30) que o Brasil aplique mais esforços para combater a atividade de “esquadrões da morte” e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções judiciais.

Segundo informações da agência de notícias EFE, Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países, realizado na semana passada, em Genebra, na Suíça.

A recomendação em favor da supressão da PM foi feita pela Dinamarca, que pede a abolição do “sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (…) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais”.

Já a Austrália sugeriu que “outros Estados da Federação considerem implementar programas similares às UPP (Unidades de Polícia Pacificadora)”.

Rechaço
As ONGs Conectas e a Justiça Global pediram também hoje em carta enviada à Missão do Brasil em Genebra e à Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que o Estado brasileiro rejeite as recomendações feitas pelo Vaticano, pela Namíbia e pela Austrália durante a RPU.

O Vaticano recomendou ao Brasil proteger a “família natural e o matrimônio, formado por um marido e uma mulher, como a unidade básica da sociedade que provê as melhores condições para educar as crianças”. Já a Namíbia, recomendou que o Brasil “continue o programa de educação religiosa nas escolas públicas”. Os argumentos, em cada um dos casos, podem ser lidos na carta, disponível aqui.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/05/conselho-da-onu-recomenda-fim-da-policia-militar-no-brasil

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas