Voltar
-
04/12/2019

Vítimas de Mariana e Brumadinho denunciam violações a investidores

Comitiva da Cáritas, Conectas, BHRRC e Rede de Igrejas e Mineração levou atingidas por barragens a Bournemouth para encontro com acionistas do setor minerário

Mônica Santos and Marcela Rodrigues, victims of the environmental and social crimes of Mariana and Brumadinho were in England to denounce violations to international shareholders (Photo: Cáritas-Minas Gerais)
Mônica Santos and Marcela Rodrigues, victims of the environmental and social crimes of Mariana and Brumadinho were in England to denounce violations to international shareholders (Photo: Cáritas-Minas Gerais)

Mônica Santos e Marcela Rodrigues foram unidas por um destino trágico, na luta pela prevenção de desastres socioambientais e reparação às pessoas atingidas por barragens. Em 2015, Mônica foi uma das vítimas do desastre de Fundão, em Mariana. Em 2019, o rompimento da barragem de Córrego do Feijão mudou a vida de Marcela, em Brumadinho.

Esta semana, as duas atravessaram o Atlântico, junto à equipe da Cáritas-MG, Conectas, Business & Human Rights Resource Centre (BHRRC) e Rede de Igrejas e Mineração, para contar suas histórias em uma série de encontros com acionistas do setor minerário, organizações da sociedade civil e imprensa, na Inglaterra. A agenda visava  denunciar as violações do modelo minerário em Minas Gerais, para que tragédias como essas não se repitam.

O grupo se reuniu com cerca de 200 investidores, nesta quarta-feira (4), durante o painel “Atualizações sobre a iniciativa dos investidores sobre barragens de mineração”, na Conferência 2019 do Local Authority Pension Fund, em Bournemouth. 

Na ocasião, Mônica e Marcela denunciaram as falhas e injustiças cometidas nos processos de reparação dos danos causados à Bacia do Rio Doce e Paraopeba pelas mineradoras Vale, Samarco e BHP. As brasileiras também apontaram falhas estruturais do modelo de mineração e as responsabilidades das autoridades públicas, das empresas e dos investidores do setor.  

Relator da ONU no Brasil

De visita ao Brasil, o relator especial da ONU sobre resíduos tóxicos, Baskut Tuncak, desembarcou na capital federal na última segunda-feira (2) para uma agenda oficial de reuniões com a sociedade civil, empresas e órgãos de Estado. O especialista independente também visitará os estados do Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco, onde se reunirá com entidades e vítimas de desastres socioambientais para avaliar as violações de direitos cometidas por indústrias extrativas, químicos industriais e agrotóxicos.

Baskut ficará no Brasil até o dia 13 de dezembro, quando encerra sua visita com uma coletiva de imprensa em Brasília, para anunciar suas observações preliminares sobre a situação do país.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas