Voltar
-
11/04/2023

Microbolsas: saiba quem vai investigar histórias sobre energia e crise climática

Agência Pública e Conectas selecionaram quatro pautas entre mais de 70 propostas recebidas



A 17ª edição das Microbolsas da Agência Pública, feita em parceria com a Conectas Direitos Humanos, convidou repórteres de todo o Brasil a investigar os impactos socioambientais da produção de energia e a necessidade de fazer uma transição energética justa. Recebemos 71 inscrições de repórteres de todo o Brasil.

As propostas foram analisadas levando em conta a consistência da pré-apuração, originalidade, viabilidade e segurança da pauta e os recursos e métodos jornalísticos a serem utilizados. Nas últimas semanas, uma comissão formada por membros da Agência Pública e da Conectas se debruçou sobre as pautas enviadas para definir as quatro propostas que vão receber a bolsa de R$ 8 mil e a mentoria para a produção da reportagem.

Não foi fácil escolher entre tantas boas pautas. Abaixo você conhece as pessoas selecionadas.

Camila Aguiar de Oliveira Lopes

Jornalista e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), com trajetória focada especialmente em justiça ambiental, formada a partir da experiência com comunidades camponesas em conflito ambiental com um projeto de mineração de urânio e fosfato no município de Santa Quitéria (CE). No momento, atua como produtora audiovisual em conteúdos para projetos socioambientais e é colaboradora voluntária na Agência EcoNordeste. Produz conteúdos sobre conservação da biodiversidade, convivência com o semiárido, tecnologias sociais, agrofloresta, agroecologia, permacultura, saberes tradicionais e justiça ambiental.

Étore Medeiros e Iano Flávio Maia

Étore Medeiros é formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (2012), atuou como repórter em Brasília, com foco no Congresso Nacional, direitos humanos e meio ambiente, de 2013 a 2017, pelo Correio Braziliense e Agência Pública, da qual foi checador e correspondente. Possui ainda passagens pela Agência Brasília e SBT.

Iano Flávio Maia é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como chefe de pauta, editor e produtor nas rádio e TV Universitárias em Natal entre 2010 e 2021, onde acompanhava a formação de estudantes de comunicação e atuava na edição de noticiários diários e especializados, reportagens especiais e produção audiovisual para divulgação científica. É um dos fundadores da Agência Saiba Mais, onde atuou como produtor e editor de conteúdo. Atualmente, é jornalista no Museu Câmara Cascudo, onde coordena a assessoria de comunicação e a produção de conteúdos para redes sociais.

Jefferson Klein e Tatiana Gappmayer

Jefferson Klein é jornalista formado pela PUC-RS e acompanha, principalmente, os setores petroquímico, de energia e logística desde 2001 pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre – RS, além de outras áreas da economia. Em 2019, concluiu o curso “El periodista de la era digital como agente y líder en la transformación social”, do Centro Tecnológico de Monterrey, no México. Como repórter, já recebeu prêmios como o Press, Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo e Setcergs.

Tatiana Gappmayer é jornalista formada pela PUC-RS, tem especialização em Jornalismo Digital também pela PUC-RS, atua com produção de conteúdo on e offline, com foco principalmente nas áreas de urbanismo, arquitetura, educação, saúde, cultura, turismo e mais recentemente com economia. Já trabalhou em assessoria de imprensa, em revistas impressas e digitais, livros e blogs de empresas como Jornal do Comércio, Santa Editora, Editora Centaurus, World Study. É criadora do perfil @pelacidadebaixa.

Priscila de Souza Viana e Díjna Torres

Priscila Viana é mestra em Antropologia Social e Jornalista pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É bolsista da Fiocruz, onde atua como comunicadora social na plataforma Agroecologia em Rede (AeR). Também é repórter freelancer, com reportagens já produzidas para O Joio e o Trigo e Ponte Jornalismo. Integra a Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), onde atua na elaboração e coordenação de projetos socioambientais e na articulação em rede entre as comunidades tradicionais de Sergipe. 

Díjna Torres é doutora em Antropologia pela UFSC. Mestra em Sociologia e Jornalista pela UFS. Especialista em cultura afro-brasileira pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, atua com produção cultural, religiões afrobrasileiras, imagem, gênero e pesquisa aplicada. Repórter freelancer na Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, projeto da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba, assessora de imprensa do MST/SE e da ONG Casa de Mar, que atua com projetos ambientais em Aracaju. 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas