Voltar
-
26/07/2018

Internet e democracia são foco da nova edição da Revista Sur



Entre os anos de 2000 e 2017, o acesso à internet subiu cerca de 1000% em todo o mundo, partindo de uma taxa de 5,4% para 54% das pessoas online, de acordo com dados da Internet World Stats.

Nesta última década, o uso exponencial de plataformas digitais, especialmente redes sociais, alteraram significativamente os padrões de comportamentos na sociedade e já influenciam manifestações políticas e  processos eleitorais em todo o planeta.

Mas apesar de ser possível reconhecer que a internet está afetando diretamente a democracia ainda é difícil avaliar como isso está ocorrendo exatamente e quais os impactos futuros e a longo prazo.

Procurando refletir justamente as várias maneiras pelas quais a rede está se embrenhando no processo democrático em todo o mundo, a Conecta lança nesta quinta-feira, 26, a 27ª edição da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos com o dossiê “Internet e Democracia”.

Com dez arquivos inéditos sobre o tema, e escritos por importantes autores de diversas partes do mundo, a publicação questiona se as atuais políticas públicas dão conta de garantir que a sociedade usufrua dos elementos positivos da internet e de limitar os efeitos negativos.

Estamos prestes a entrar em uma era de “Colonialismo Digital”? Como a sociedade civil pode potencializar seu uso da tecnologia? Quais as responsabilidades inerentes ao uso de algoritmos? Neutralidade de rede, fakenews, liberdade de expressão x discurso de ódio e midiativismo.

Estas e outras questões estão refletidas neste número mais que atual da Revista Sur, editado por Fábio Balestro, da Friedrich Ebert, e pelas coordenadoras do Internet Lab, Mariana Valente e Natália Neris, que ainda abrem a edição discutindo o papel paradoxal da trajetória feminista na internet.

>>> Leia agora a Revista Sur 27.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas