Voltar
-
03/08/2020

Instituições manifestam apoio à nova relatora especial da ONU sobre saúde

Em carta aberta, organizações convidam Tlaleng Mofokeng para uma missão ao Brasil para monitorar a situação sanitária no país

A nova relatora, Dr.TlalengMofokeng A nova relatora, Dr.TlalengMofokeng

Em carta publicada neste domingo (02/08), a Conectas junto a outras dez instituições manifestam apoio ao mandato de  Tlaleng Mofokeng frente a relatoria especial das Nações Unidas sobre saúde física e mental. As entidades felicitam Mofokeng como a primeira mulher a ocupar a pasta e, em especial, por sua origem africana.

Tlaleng ocupa agora o cargo criado em 2002 que tem o intuito de acompanhar violações ao direito à saúde na sua interseção com gênero, sexualidade, autonomia reprodutiva e HIV/AIDS, a partir de uma perspectiva do sul global.

No documento, as organizações convidam a nova relatora para uma missão oficial ao Brasil o mais breve possível, destacando que um titular do cargo nunca visitou o país.

As peticionárias destacam o quanto violações do direito à saúde no Brasil são amplamente reconhecidas em todo o mundo, sendo um problema que vem crescendo nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito a gênero, sexualidade e autonomia sexual. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas