Voltar
-
10/09/2020

Especialistas denunciam China por violar direitos na pandemia

Centenas de entidades endossam apelo e pedem para que Conselho das Nações Unidas realize sessão especial sobre o tema



Com a máxima de que nenhum Estado deve estar acima da lei, 321 organizações – sendo que 39 optaram pelo anonimato – se uniram em carta publicada nesta quarta-feira (09/09) para exigir mecanismos internacionais que fiscalizem as violações de direitos humanos na China.

O motivo da manifestação das entidades se deu após investigação sobre violações de direitos humanos conduzida por cerca de 50 especialistas das Nações Unidas 

Através da investigação pediram em junho que o direitos humanos fossem garantidos em Hong Kong, Tibete e Xinjang. O que chamou a atenção foi a supressão de informações do país asiático no contexto da pandemia.

Àquela altura haviam sido registrados ataques a defensores de direitos humanos, jornalistas, advogados e críticos do governo chinês.

Na carta, as entidades signatárias listam ainda alguns precedentes de violações de direitos no país e se dizem consternadas com os esforços da China em distorcer o mandato do Conselho de Direitos Humano da ONU, através de cooperação em vez de prestar contas. 

Endossando os especialistas, as instituições aguardam que haja uma Sessão Especial para que se avalie as circunstâncias e seja estabelecido um mecanismo imparcial que analise e relate anualmente as violações de direitos cometidos na China. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas