Voltar
-
14/01/2021

Entidades cobram investigação sobre ataques a Repórter Brasil

Além de tentativa de invasão a seu escritório, site da entidade sofreu ataques de grupos hackers



A ONG Repórter Brasil, entidade jornalística e de direitos humanos que é referência pela atuação na área socioambiental e combate ao trabalho escravo, está sob ataque de grupos hackers, que exigem a retirada do ar de reportagens realizadas entre 2003 e 2005. Nos dias 6 e 11 de janeiro, o site da entidade chegou a ser derrubado por algumas horas. O escritório da organização também sofreu uma tentativa de invasão no dia 7 de janeiro.

Em solidariedade, diversas organizações da sociedade civil tornaram público um manifesto em que repudiam as tentativas de intimidação à Repórter Brasil e cobram investigação das autoridades e responsabilização dos culpados.

“Trata-se de uma lamentável ameaça ao direito à informação, tendo como alvo veículos livres e plurais, tal como a Repórter Brasil, organização de jornalismo investigativo no combate às violações de direitos humanos e socioambientais”, declararam as entidades em nota. “A liberdade de expressão e de imprensa são direitos fundamentais essenciais para a democracia e o debate plural de ideias e precisam ser rigorosamente preservados”, concluem.

Assinam a nota ADERE-MG (Articulação dos empregados rurais do Sul de Minas Gerais), Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos (BHRRC), Contar (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais), Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Conectas, InPACTO, Instituto Ethos e Oxfam Brasil.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas