Voltar
-
15/03/2018

Entidades pedem renovação do mandato de relator para DH no Irã



Organizações da sociedade civil pediram que o mandato do Relator Especial sobre a Situação dos Direitos Humanos no Irã seja renovado por mais um ano. A discussão aconteceu durante a 37ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU e a votação acontece 23/3.

O país persa é palco de inúmeras violações, incluindo aos direitos das mulheres e repressão de protestos. Um relator especial vem acompanhando a situação de direitos humanos no Irã desde 2011.

“As autoridades iranianas falharam consistentemente em tomar medidas em reformas vitais que colocariam suas leis, políticas e práticas em conformidade com a lei e os padrões internacionais de direitos humanos”, afirmaram as entidades signatárias da carta ao justificar a necessidade de renovação do mandato.

O Brasil costumava votar a favor nas votações da resolução sobre direitos humanos no Irã, que acontecem no Conselho de Direitos Humanos, mas, a partir de 2015, o voto do país mudou para a abstenção.

A carta foi assinada por mais de 40 organizações, entre elas a Conectas, a Impact Iran, a HRAI (Human Rights Activists in Iran) e o Civicus, e enviada aos Estados-membros e observadores do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

  • Leia a carta na íntegra aqui.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas