Voltar
-
01/03/2019

Direito e Clima: Direito e mudanças climáticas: olhares, tendências e soluções

Em parceria com o JOTA, a Conectas vai publicar nos próximos meses uma série de artigos para fomentar conteúdo jurídico no campo Direito e Clima

Imagens de seca no município de São José do Egito (PE), parte do documentário Imagens de seca no município de São José do Egito (PE), parte do documentário "O Amanhã é Hoje" sobre os atuais impactos das mudanças climáticas no Brasil.

Em parceria com o JOTA e com o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade, a Conectas vai publicar nos próximos meses uma série de artigos que pretendem fomentar a disseminação de conteúdo jurídico no campo Direito e Clima. Especialistas nacionais e internacionais trarão temas relacionados a mudanças climáticas e direitos humanos, regime jurídico internacional sobre mudanças climáticas, financiamento sustentável, litígio estratégico, regulação do comércio de emissões de gases do efeito estufa, entre outros.

Confira a seguir o primeiro artigo da série, escrito por Juana Kweitel, diretora-executiva da Conectas e Alice Amorim, Coordenadora do Portfolio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade:

Existe uma relação intrínseca entre a proteção do meio ambiente e a realização de outros direitos fundamentais. Diversos tratados e organismos internacionais reconhecem que a concretização do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado é pressuposto fundamental para o exercício de outros direitos, como os direitos à saúde, à vida e à moradia. Também constitui, por si só, um direito fundamental da mais alta relevância, conforme reconhecido pela Constituição de 1988, cujo art. 225 estabelece que “[t]odos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida” (…)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas