Voltar
-
23/08/2018

Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos: estudantes selecionados

A quinta edição do curso será realizado a partir de 1o de setembro



Conectas, Oboré, Abraji e IPFD divulgam os nomes dos 20 estudantes selecionados para o 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do programa Repórter do Futuro. Além dos estudantes, sete jornalistas serão convidados a participar como observadores.

O curso recebeu 168 inscrições de estudantes de 50 faculdades, de 13 Estados brasileiros. Nesta edição, o jornalista Marcelo Soares será responsável pela coordenação pedagógica. O curso tem início no dia 1o de setembro.

Veja abaixo a lista dos estudantes selecionados:

Estudantes

Amanda Flávia Satabile dos Santos – Mackenzie – 5º semestre.

Ana Maria de Matos Guidi – PUC-SP – 4º semestre

Bianca Ribeiro – Anhanguera – 8º semestre

Carolina Leite da Franca – FIAM-FAAM – 7º semestre

Carolina Zanatta – UFF/RJ – 5º semestre

Caroline Vieira Bueno de Oliveira – FESPSP – 2º semestre

Emily Santos da Cruz – São Judas – 6º semestre

Erick Araújo da Silva – Direito/USP – 2º semestre

Fabio Freller – PUC-SP – 4º semestre

Gabriela Silva de Carvalho – UNESP – 8º semestre

Giovanna de Almeida Galvani – Cásper Líbero – 6º semestre

Isabella Arca Vieira – PUC-SP – 4º semestre

João Antônio Benz Fagim – ECA/USP – 6º semestre

Liliane de Souza Chaves – UNISANTOS – 8º semestre

Mariana Vick Gonçalves – ECA/USP – 8º semestre

Mauricio Miranda Abbade – Cásper Líbero – 4º semestre

Micaela Cristina dos Santos – São Judas – 7º semestre

Pedro Henrique Garcia Firmino Silva – Cásper Líbero – 4º semestre

Rafaela Viana dos Santos – IRI/USP – 6º semestre

Yasmin Oliveira Caetano – ECA/USP – 2º semestre

 

Observadores

Amanda Petraglia Nunes

Ariádne Mussato

Edione Abreu

Jane Eyre Queiroz

Júlia Daher Marques

Mayara de Lima Nunes

Thalita Almeida Monte Santo

Os selecionados deverão confirmar o interesse enviando e-mail para reporterdofuturo@obore.com e efetivar sua matrícula no dia 28 de agosto, terça-feira, na sede da OBORÉ (Av. Paulista, 2300 – pilotis – Ed. São Luiz Gonzaga – São Paulo – SP). Em caso de desistência será acionada a lista de espera.

Sobre o curso

O curso iniciará no dia 1 de setembro, às 9h, na sede da Conectas. Ao todo serão seis encontros, sempre aos sábados.

O módulo abordará técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo, financiamento público de grandes obras, realidade do sistema prisional brasileiro, migração, e o papel do Brasil na ONU e na OEA.

Pacto de Reembolsa

No ato da matrícula o aluno entrega um cheque caução no valor de um salário mínimo nacional vigente, R$ 954,00 e poderá assinar o Pacto de Reembolsa, que, se cumprido integralmente, será concedida ao estudante pela OBORÉ uma bolsa de 100%, a devolução do cheque.

O não cumprimento de qualquer uma das metas (1) participar de todos os encontros, (2) produção de textos semanais, (3) agendar ao menos um atendimento individual e (4) publicar pelo menos uma matéria relacionada ao tema do curso em veículo com editor responsável, implicará no pagamento integral do curso.

Em caso de PLÁGIO ou outra modalidade de FRAUDE nas matérias produzidas, o estudante será alertado e perderá o direito à REEMBOLSA e ao certificado de conclusão do curso.

Programação

1/9 | 9h às 14h – Jornalismo, hoje: reflexões e práticas

Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso

Jornalista, professor e especialista em análise de dados. Um dos primeiros repórteres brasileiros a trabalhar com “RAC – Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje conhecido como Jornalismo de Dados e, na Folha de S. Paulo, o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira. Desde 2016 presta consultoria e cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Para conhecer seu trabalho: www.intelitexto.com.

15/9 | 9h às 14h – Sistemas ONU e OEA

Jefferson Nascimento

Assessor do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais. Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2017). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (2005). Advogado, com experiência nos sistemas global e regional de proteção de direitos humanos e litígio em casos de violações de direitos humanos por empresas

22/9 | 9h às 14h – Sistema prisional brasileiro

Marcos Fuchs

Diretor Adjunto da Conectas. Foi um dos líderes na introdução da cultura pro bono no Brasil e atualmente fomenta este ideal em países da América do Sul. Participou das discussões sobre a resolução Pro Bono aprovada pela OAB/SP em agosto de 2002. Proferiu inúmeras palestras em Universidades e em Associações de Advogados. É autor do caderno expandindo acesso à Justiça, publicado pelo Centro de Vítimas de Tortura da organização New Tactics in Human Rights. Exerceu de forma voluntária a direção administrativa do canal comunitário da OAB/SP (2004/2005).

29/9 | 9h às 14h – Impacto de grandes obras

Julia Cortez da Cunha Cruz

Formada em direito pela Universidade de São Paulo, e possui mestrado pela Universidade de Harvard e também na USP, em Direito Internacional. Na Conectas, trabalha na área de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais, por meio de fellowship financiada pelo Harvard Public Service Venture Fund. Já trabalhou no Centro de Direitos Humanos e Empresas (FGV), na Organização dos Estados Americanos e no Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

20/10 | 9h às 14h – Migração

Camila Asano

Coordenadora de programas da Conectas. Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP. Atualmente, também está sob sua responsabilidade a coordenação do Programa Espaço Democrático e a atuação internacional da Conectas. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. É também Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010.

10/11 | 9h às 14h

Encontro de Confraternização e Encerramento

Avaliação do curso pelos e equipe de coordenação e entrega de certificados.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas