Voltar
-
14/09/2012

Conectas tem dois nomeados para Conselho da Comunidade

Órgão tem poder para monitorar de perto situação carcerária. Preocupação maior dos novos membros é com casos de tortura e maus tratos

Órgão tem poder para monitorar de perto situação carcerária. Preocupação maior dos novos membros é com casos de tortura e maus tratos Órgão tem poder para monitorar de perto situação carcerária. Preocupação maior dos novos membros é com casos de tortura e maus tratos

O diretor adjunto da Conectas, Marcos Fuchs, foi nomeado ontem (11/09) vice-presidente do Conselho da Comunidade. Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça da Conectas, também foi eleito para conselheiro do órgão e assumirá o cargo no dia 09 de outubro.

O Conselho da Comunidade foi criado em março de 2005 e é formado por representantes da sociedade civil. Trata-se da única entidade com poder de realizar visitas a todos os locais de detenção do Estado e São Paulo. A prática pode, entre outras coisas, contribuir para a extinção da prática da tortura e de maus tratos no sistema carcerário, tema prioritário para a Conectas.

“Temos problemas gravíssimos de direitos humanos no sistema prisional brasileiro. São Paulo, com a maior população carcerária do País, sofre particularmente com estes problemas. Assumir a vice-presidência do Conselho é mais uma ferramenta, mais uma forma, de aumentar a proximidade com as pessoas que estão diretamente envolvidas nesta dinâmica”, disse Fuchs.

“O primeiro passo para se conseguir informação acurada sobre o que acontece dentro do sistema prisional é o acesso físico, pessoal, próximo e sem intermediários ao que acontece dentro dos muros e atrás das grades. Isso nos dará uma outra condição para tratar do tema”, disse Custódio.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas