Voltar
-
28/04/2023

Conectas é aprovada e registrada como organização na OEA

Com registro, organização expande o alcance do trabalho e defesa dos direitos humanos

Conectas é aprovada e registrada na OEA. Foto: Cris Bouroncle/ AFP Conectas é aprovada e registrada na OEA. Foto: Cris Bouroncle/ AFP

A Conectas agora é uma organização registrada na OEA (Organização dos Estados Americanos) e com isso, a organização possui acesso a um espaço estratégico com grandes debates sobre direitos humanos no âmbito dos países americanos. O registro foi anunciado neste mês de abril pelo o organismo americano. 

A partir de agora a Conectas pode levar o posicionamento da sociedade civil brasileira às reuniões do Conselho Permanente e do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral, além de contribuir com resoluções que influenciam as políticas regionais em direitos humanos durante a Assembleia Geral do órgão.

O que é a OEA?

A OEA foi fundada em 1948 e foi criada para alcançar nos Estados membros “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”. Atualmente, a OEA conta com 35 estados independentes da América em sua composição. Além disso, a Organização concedeu o estatuto de observador permanente a 70 Estados e à União Europeia (EU). Para atingir seus objetivos mais importantes, a OEA baseia-se em seus principais pilares que são a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas