Voltar
-
13/04/2018

Conectas contribui com documento da ONU sobre defensores e empresas



A Conectas enviou comentários ao documento de discussão “Elementos de Identificação para Orientação sobre Defensores dos Direitos Humanos e o Papel dos Negócios”, produzido pelo Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. A organização analisou os elementos propostos pelo GT e forneceu algumas respostas a questões levantadas pelo grupo.

O documento original é dividido em três pilares: o dever do estado de proteger, a responsabilidade das corporações de respeitar direitos e a garantia de acesso a reparações. A Conectas comentou cada um dos tópicos e fez sugestões no sentido de garantir os melhores parâmetros de prevenção, proteção e reparação.

A organização acredita que “o Grupo de Trabalho tem um papel essencial em pautar a questão dos defensores dos direitos humanos no debate público”. Para a Conectas, “por mais óbvio que possa ser para aqueles familiarizados com o papel dos defensores que eles são um grupo particularmente vulnerável às violações de direitos, a percepção do público em geral sobre o assunto não é clara”.

No documento, a entidade também lembra que ataques contra defensores nem sempre são perpetrados pelas empresas. Em muitos casos, forças policiais, cometem violações contra defensores de direitos humanos em prol da defesa dos interesses de corporações privadas.

 

  • Clique aqui para ler o documento na íntegra

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas