Voltar
-
18/10/2023

Conectas, CAAF e Mães de Maio lançam projeto pela justiça e memória das vítimas da violência estatal no Brasil

Iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) e abrange quatro estados brasileiros

Mães de maio em evento na Faculdade de Direito da USP. Foto: Gabriel Guerra/ Conectas Mães de maio em evento na Faculdade de Direito da USP. Foto: Gabriel Guerra/ Conectas

Conectas, em parceria com o Movimento Independente Mães de Maio e o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/UNIFESP), lança um projeto para fortalecer a luta por justiça e memória das vítimas da violência estatal no Brasil. O objetivo da iniciativa – que recebe apoio do  Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) – é ampliar o acesso ao Estado de Direito para as famílias dessas vítimas, especialmente mulheres negras, e garantir os direitos à verdade, à memória, à justiça e à não repetição das atrocidades.

O projeto se concentra nos próximos dois anos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará e irá desenvolver ações de formação em antropologia forense, direitos humanos, estratégias de incidência e documentação do processo. 

As famílias das vítimas da violência estatal no Brasil, parte delas representadas pelo Movimento Mães de Maio, têm sido alvo de violência e buscam preservar a memória de seus entes enquanto lutam por reconhecimento e justiça. O projeto pretende promover um diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento produzido pelas mães, fortalecendo o movimento de direitos humanos no país. A iniciativa vai na direção à garantia de justiça e memória para as vítimas da violência estatal. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas