Voltar
-
16/10/2018

Conectas, Abraji e FGV Direito Rio realizam 2ª edição de seminário sobre 30 anos da Constituição

Seminário que discute o papel do Judiciário, os impactos de medidas de austeridade e o processo de militarização da segurança pública, conta com a presença de Torquato Jardim e Nelson Jobim



Conectas, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas Rio e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) promovem a 2ª edição do seminário “30 anos de Constituição Cidadã: Avanços e Retrocessos”. O evento acontece nesta próxima segunda-feira (22/10), a partir das 9h, no auditório da FGV Direito Rio (Praia de Botafogo, 190). O debate reunirá autoridades públicas, como o ministro da Justiça Torquato Jardim e o ex-ministro Nelson Jobim, acadêmicos, pesquisadores e representantes de organizações da sociedade civil.

O debate contará com painéis que discutirão o papel do Judiciário como guardião da Constituição, medidas de austeridade e os impactos sociais e ambientais decorrentes, e o processo de militarização da segurança pública. Haverá também uma mesa os impactos da política de drogas e outras formas de violência institucional do Estado brasileiro.

“Acreditamos que este marco das três décadas da Constituição Federal é um momento crucial para reunir estes grandes atores da nossa sociedade e realizar um diálogo amplo e equilibrado sobre como temos avançado e retrocedido na garantia dos pilares fundamentais a qualquer pessoa, os direitos humanos”, afirma Rafael Custódio, coordenador do programa Violência Institucional da Conectas.

Estão confirmados importantes atores da sociedade civil e de universidades, como Pedro Strozenberg, defensor público do Rio de Janeiro, Jaqueline Muniz, da UFF (Universidade Federal Fluminense), Lidiane Malaquias, da Redes da Maré, Pedro Abramovay, a Open Sociey, Graziella David, do INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos), Pedro Nery, consultor legislativo do Senado Federa e Juana Kweitel, da Conectas.

As inscrições para o evento são gratuitas, porém estão sujeitas a limitação do espaço.

  • Inscreva-se gratuitamente aqui.

Confira aqui a programação completa.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas