Voltar
-
29/09/2020

Carta convoca candidatos a se comprometer com política de migração, em SP

Organizações pedem que candidaturas municipais assumam compromisso com agenda de migração e refúgio



Trinta e seis organizações lançam nesta terça (29/09) uma carta endereçada a candidatos e candidatas à Prefeitura e Câmara Municipal de São Paulo pedindo mais atenção a pautas sobre migrantes, com foco na garantia de direitos na cidade. 

O documento das entidades signatárias lista ao menos três aspectos essenciais para tratar do tema nessas eleições: a força da mobilização da sociedade civil, a difusão do posicionamento de cada candidato e a clareza para os eleitores.

A importância do tema é vista em dados sobre migrantes na capital paulista. São 360 mil residentes de 197 nacionalidades diferentes. 

Além do debate eleitoral, as organizações, dentre elas a Missão Paz, pedem para que os eleitos cumpram o 1º Plano Municipal de Políticas para Imigrantes, anunciado em agosto passado, e possam rechaçar qualquer manifestação de ódio em oposição ao Plano. 

A cidade de São Paulo é um endereço importante para o tema, visto que o município foi o primeiro — e por muito tempo o único — a ter uma política específica para migrantes.

No texto, as organizações lembram ainda que nas eleições de 2018 candidatos ao Senado, deputado federal e estadual foram convocados a se comprometer com a proteção daqueles que buscam o Brasil como moradia. 

 

Leia a carta na íntegra

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas