03/08/2012

Assembleia Geral da ONU aprova 13ª resolução sobre a Síria

Para Conectas, documento só terá efeito se posto em prática, do contrário as vítimas continuarão em segundo plano Para Conectas, documento só terá efeito se posto em prática, do contrário as vítimas continuarão em segundo plano

A Assembleia Geral da ONU acaba de aprovar a 13ª resolução sobre a Síria. Brasil e outros 132 países votaram a favor, enquanto 31 se abstiveram e 12 votaram contra – entre eles, Rússia e China, que vetaram qualquer medida coercitiva no Conselho de Segurança, ainda que nenhuma proposta previsse o uso da força.

Os pontos de destaque da resolução aprovada são: solicitação para que o regime sírio cumpra “estritamente” suas obrigações internacionais com relação às suas armas químicas e biológicas; apelo para que o CS tome medidas à responsabilização dos perpetradores de violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade; e pedido de acesso irrestrito e seguro das equipes de ajuda humanitária. A Assembleia também deplora o impasse no CS no preambulo da resolução.

Para Conectas o caso deve ser encaminhado imediatamente ao Tribunal Penal Internacional (TPI), um embargo de armas deve ser imposto ao país, sanções dirigidas à cúpula do regime devem ser adotadas e as partes devem respeitar os direitos humanos e o direito humanitário.

Desde o início da crise, mais de 15 mil pessoas morreram e há cerca de 1,5 milhão de deslocados e refugiados no país. A resolução só terá efeito se posta em prática. E isso é de responsabilidade da comunidade internacional que vem falhando repetidamente, deixando as vítimas em segundo plano.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas