Voltar
-
26/02/2014

Acesso humanitário na Síria

Resolução do CS traz avanço diplomático, mas precisa de aplicação real

Resolução do CS traz avanço diplomático, mas precisa de aplicação real Resolução do CS traz avanço diplomático, mas precisa de aplicação real

Conectas – juntamente com 17 outras organizações de direitos humanos – acolheu com satisfação a Resolução 2139 aprovada no dia 22 de fevereiro pelo CS (Conselho de Segurança) da ONU, na qual é determinado o acesso humanitário desimpedido às vítimas do conflito armado interno na Síria. O documento coincide com uma série de pedidos que já haviam sido feitos anteriormente, numa carta enviada pelo mesmo grupo de organizações ao CS.

“A resolução é um sucesso diplomático, mas não é ainda um sucesso humanitário”, diz a nota, lembrando que em 30 dias a resolução já deveria apresentar mudanças reais na situação das vítimas. “A ação adotada pelo CS é um passo importante para levar a ajuda necessária a milhões de sírios, incluindo 250 mil pessoas encurraladas pelo conflito. Entretanto, essa resolução só será significativa se se resultar em mudanças reais e substanciais no terreno, na Síria.”

O documento enviado pelas organizações lista cinco indicadores de sucesso: acesso humanitário a todos os necessitados, abertura de fronteiras para entrada de ajuda, transito desimpedido para comboios de ajuda, cesse imediato de ataques contra hospitais e escolas e o cesse imediato do uso de explosivos em áreas populosas assim como outros métodos que desrespeitam o Direito Internacional Humanitário.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas