Voltar
-
01/08/2019

Abertas as inscrições para o 6º curso de informação em jornalismo e direitos humanos

Estudantes de qualquer curso de graduação podem se inscrever para participar da seleção até 31/8



O que é Racismo Estrutural? Como funcionam os sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos? O que é trabalho escravo e tortura? Qual a diferença entre migrante e refugiado?

Estudantes universitários de jornalismo e de outras áreas do conhecimento interessados em compreender e cobrir estas e outras pautas podem se inscrever até 31 de agosto para as 20 vagas do 6º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.

Parte do projeto Repórter do Futuro, o curso é promovido pela Conectas e pela OBORÉ, com apoio da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais). O curso acontece entre 14 de setembro e 26 de outubro, das 9h às 13h30.

Os estudantes selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, que acontecem sempre aos sábados, na sede da Conectas, em São Paulo. O curso alia a prática da cobertura e produção jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será do professor e jornalista Marcelo Soares e Sérgio Gomes.

Metodologia

A cada encontro, os estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um especialista da Conectas e participam de coletiva de imprensa. Na sequência, os estudantes deverão produzir material jornalístico sobre o tema da palestra.

Serão oferecidos, atendimentos individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação personalizada a cada aluno.

Pacto de Reembolsa

Os estudantes aprovados investem o valor de R$ 998 (um salário mínimo vigente) como taxa de adesão ao curso por meio de um cheque caução e firmam o Pacto de Reembolsa, no qual assumem o compromisso de: 

  1. Participar de todos os encontros e ser pontual; 
  2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 
  3. Agendar e comparecer a ao menos um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 
  4. Publicar um texto jornalístico sobre o tema em veículo com editor responsável.

Caso haja o cumprimento integral dos requisitos, o aluno terá a devolução do valor investido. O não cumprimento de qualquer uma das cláusulas do Pacto implicará no pagamento integral do curso. 

Programação

1 a 31 de agosto | Inscrições

06/09 | Anúncio dos selecionados

14/09 | Perspectiva histórica e sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos 

Palestrante: Jefferson Nascimento

Origem do conceito direitos humanos e sua evolução histórica. O nascimento da ONU e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Introdução aos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). Incorporação dos direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho da política externa e sua participação nos sistemas internacionais.

21/09 | Migração e refúgio

Palestrante: Camila Asano

Normas nacionais e internacionais de proteção à migração e refúgio. A nova lei de migração. O panorama da migração no Brasil e no mundo e quais são as principais dúvidas das pessoas a respeito do tema e quais são os erros mais cometidos por jornalistas.

28/09 | Trabalho escravo

Palestrante: Paula Nunes dos Santos

Desafios para a erradicação do trabalho escravo no Brasil. Com promover a defesa do sistema de proteção atual, e propor avanços por meio da aprovação de leis, como por exemplo, a lei sobre transparência na cadeia produtiva.

05/10 | Tortura

Palestrante: Henrique Apolinário

O que é tortura e como ela se revela nas estruturas institucionais de poder. Normativas nacionais e internacionais que regulam a questão, mecanismos de prevenção e combate à tortura em locais de privação de liberdade e situação do sistema prisional brasileiro.

19/10 | Racismo estrutural

Palestrante: Silvia Souza

Como a raça se constitui como marcador de diferença social em toda a estrutura da sociedade brasileira e provoca desigualdade, seletividade penal e violações de direitos.

26/10 | Encontro de Confraternização e Encerramento

Avaliação dos alunos e dos coordenadores. Entrega dos certificados

Para saber mais:

OBORÉ Projetos Especiais 

www.obore.com

+ 55 11 2847.4567
WhatsApp: 11 99320.0068

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas