Voltar
-
17/01/2020

Conectas repudia referências nazistas por secretário da Cultura

O presidente Jair Bolsonaro deveria afastar Roberto Alvim urgentemente do cargo, como indicado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia



Conectas repudia veementemente as declarações do Secretário de Cultura Roberto Alvim em vídeo institucional veiculado nesta quinta-feira (16) e pede enérgico posicionamento do governo Bolsonaro.

Referências nazistas e reprodução do discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, são deploráveis e inaceitáveis, além de ferir a memória de milhares de pessoas executadas pelo regime nazista e de representar uma ofensa à comunidade judaica brasileira. O presidente Jair Bolsonaro deveria afastar Roberto Alvim urgentemente do cargo, como indicado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Segundo Alvim, o governo busca uma “cultura dinâmica, mas ao mesmo tempo enraizada na nobreza dos nossos mitos fundantes: a pátria, a família, a coragem do povo e sua profunda ligação com Deus, amparam nossas ações na criação de políticas públicas. As virtudes da fé, da lealdade, do autossacrifício e da luta contra o mal serão alçadas ao território sagrado das obras de Arte”.

O anúncio oficial de submissão da política pública para cultura à valores religiosos é mais um episódio em que o governo demonstra desprezo pelo princípio da laicidade do Estado brasileiro garantida pela Constituição Federal.

O direito à cultura, consagrado no artigo 22 da Declaração Universal de Direitos Humanos, é peça fundamental para uma democracia. O governo Bolsonaro tem atacado em diferentes oportunidades a liberdade artística. Sufocar a cultura é uma forma de enfraquecer a democracia.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas