Voltar
-
15/05/2015

XIV Colóquio: Credenciamento para imprensa

Jornalistas já podem se cadastrar para a cobertura do encontro internacional de direitos humanos



Mais de 100 importantes nomes da luta pelos direitos humanos no mundo, especialmente no Sul Global, estarão reunidos na Praça das Artes, no centro de São Paulo, entre 25 e 29 de maio, para participar do XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos.

Esse ano, levando em conta a intensificação do uso de protestos como estratégia para a vocalização de demandas sociais em diversos países, o Colóquio terá como tema central a relação entre os direitos humanos e as ruas. A programação conta com 15 painéis, entre palestras, feiras e oficinas. Todas as atividades serão realizadas das 9h às 18h.

Veja abaixo as instruções para o credenciamento de imprensa.

Entre os participantes estão profissionais de organizações tradicionais e da academia, assim como coletivos e movimentos sociais, reunidos com o objetivo de trocar experiências e criar novas redes de trabalho e colaboração.

Entre os confirmados estão Gerardo Torres Perez, estudante mexicano de Ayotzinapa que presenciou o sequestro de 43 estudantes no ano passado, depois de um confronto com a polícia; Haris Azhar, coordenador da ONG Kontras, que luta pelo fim da pena de morte na Indonésia e atuou fortemente nos casos dos brasileiros Rodrigo Goularte e Marcos Archer, executados recentemente por tráfico; Vera Jarach, da organização “Madres de Plaza de Mayo – Línea Fundadora”, na Argentina; Eddie Hendrickx,  especialista internacionalmente reconhecido em assuntos relacionados à polícia, que atuou no treinamento das forças de segurança sul-africanas no pós- Apartheid e na defesa dos mineiros de Marikana; Francisco Figueroa, jornalista chileno e membro do movimento Izquierda Autónoma, com forte atuação nas mobilizações estudantis de 2011; Rohini Haar, médica americana do grupo Physicians for Human Rights, organização que estuda os efeitos físicos e psicológicos da tortura e da violência sexual e o abuso no uso da força por parte das polícias; e Mariam Al-Khawaja, coordenadora de estratégia do  Gulf Center for Human Rights do Bahrein, que fornece suporte e proteção para defensores dos direitos humanos na região do Golfo.

Solicite o perfil de todos os participantes pelo e-mail comunicacao@conectas.org.

Mais de 40 países que nos últimos anos foram ou continuam sendo palco de intensas manifestações populares estarão representados no evento, como é o caso de Chile, México, Nigéria, Tunísia, Palestina, China, Nepal e Rússia. A lista ainda inclui Paraguai, Quênia, África do Sul, Togo, Canadá, Brasil, Argentina, Angola, Venezuela, Peru, Equador, Bahrein, Colômbia, Uruguai, Argélia, EUA, Tailândia, Quênia, Moçambique, índia, Bolívia e Egito.

Organizadores

Pela primeira vez, o Colóquio é organizado pela Conectas em conjunto com outras três entidades: CELS (Centro de Estudios Legales y Sociales), da Argentina, LRC (Legal Resources Centre), da África do Sul, e a KontraS, da Indonésia foram convidados a contribuir na escolha do tema e na organização dos debates.

Credenciamento

Jornalistas e comunicadores podem solicitar seu credenciamento até o dia o 21/5 através do e-mail comunicacao@conectas.org. Na mensagem, é preciso informar nome, RG, CPF e o veículo de comunicação.

O agendamento de entrevistas exclusivas com participantes também deve ser feita através deste canal ou diretamente com a equipe de Comunicação da Conectas pelo número 11 3884-7440.

Mais informações: http://www.conectas.org/pt/acoes/coloquio

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas