Voltar
-
30/07/2020

Governo elabora dossiê contra funcionários públicos antifascistas

Dossiê apurado por colunista do UOL revelou a prática que lembra ditadura militar e rede de entidades age para impedir continuação do projeto

André Mendonça, Ministro da Justiça e Segurança Pública em coletiva André Mendonça, Ministro da Justiça e Segurança Pública em coletiva

Aproximadamente 40 organizações da rede Pacto Pela Democracia assinam nota em que repudiam um dossiê de Ministério da Justiça. O documento citado como sigiloso, indica ações de perseguição contra servidores e acadêmicos de movimentos defensores da democracia.

Apurado pelo colunista do UOL, Rubens Valente, ao menos 579 agentes da segurança pública foram listados como “formadores de opinião” do movimento policiais antifascistas. A ação foi movida através da secretaria responsável por investigar infrações penais, tanto da polícia federal quanto da civil.

A nota assinada pelas organizações lembra que a prática remonta uma caçada comum na ditadura militar – ressaltando que o dossiê é uma flagrante ameaça ao Estado de Direito e persegue a liberdade de expressão de ideias e pensamentos.

O Pacto pela Democracia aponta que é gravíssimo que o Executivo Federal aja para impedir vozes que destoam do discurso do atual governo, endossando preocupações da da Comissão Arns e da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos). O grupo se solidariza com os alvos da ação e seguirá atento a esse ou a qualquer outro ataque do governo frente a lideranças democráticas.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas