Voltar
-
24/08/2021

Organizações repudiam ataques de Bolsonaro ao Judiciário

Manifesto da sociedade civil diz que pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes tem como objetivo “instigar a instabilidade institucional”

Bolsonaro acompanhou, da área externa do Palácio do Planalto, a manifestação de apoiadores de seu governo (Foto: José Cruz / Agência Brasil) Bolsonaro acompanhou, da área externa do Palácio do Planalto, a manifestação de apoiadores de seu governo (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Em manifesto lançado nesta terça-feira (24), organizações da sociedade civil repudiaram os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Judiciário e pediram que as instituições defendam o Estado Democrático de Direito.  Leia o manifesto completo neste link. 

Promovido pelo Pacto pela Democracia, o manifesto é assinado por 45 entidades, incluindo a Conectas, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa e o Instituto Pro Bono. 

Para as organizações, a postura de Bolsonaro “avilta a independência dos três poderes” e pode configurar crime de responsabilidade. O manifesto diz ainda que o pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes é “infundado e autoritário” e tem como objetivo “instigar a instabilidade institucional”. 

Leia mais: 

“A gravidade dos ataques em momento frágil da nossa história demonstra despreocupação por parte da autoridade máxima do país frente aos nossos verdadeiros e mais prementes desafios, como o enfrentamento à pandemia de Covid-19 e suas consequências” diz o documento. 

As signatárias também se mostraram solidárias às instituições que compõem a base da democracia brasileira e “conclamam os demais poderes a cumprirem os seus devidos papéis constitucionais e legais na defesa do Estado Democrático de Direito”.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas