Voltar

Organizações pedem que OCDE cobre altos padrões socioambientais do Brasil

Em carta, demonstram a importância em exigir do país práticas consistentes na proteção do meio ambiente, do clima e dos povos indígenas

Château de la Muette, a sede da OCDE em Paris (Foto: Patrick Janicek/ Creative Commons ) Château de la Muette, a sede da OCDE em Paris (Foto: Patrick Janicek/ Creative Commons )

Organizações da sociedade civil enviaram, nesta segunda-feira (03), uma carta à OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) solicitando que a entidade cobre do Brasil altos padrões para a proteção  do meio ambiente, do clima e dos povos indígenas. O país está no processo de acessão à OCDE. 

Em junho, a organização econômica estabeleceu um roteiro robusto de requisitos para ser cumprido pelo Brasil. No documento enviado, mais de 40 entidades  da sociedade civil, pedem à OCDE uma revisão transparente e rigorosa desse roteiro em relação ao Brasil. 

“Como vimos nos últimos anos e explicamos em nossa carta, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem níveis recorde de desmatamento e aumentado as violações dos direitos humanos em nome da expansão da fronteira agrícola”, afirma o documento. “Exortamos a OCDE a exigir que, para obter a adesão, o Brasil terá que completar reformas significativas nas políticas nessas áreas e demonstrar avanços, como uma pré-condição para aderir à OCDE.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas