Voltar
-
17/11/2022

Organizações pedem pela libertação de Alaa Abdel Fattah

Entidades da sociedade civil de diferentes partes do mundo apelam ao governo egípcio para a libertação de ativista



Em documento destinado ao governo do Egito, 120 organizações da sociedade civil pedem pela libertação do ativista pelos direitos humanos Alaa Abdel Fattah, que também é escritor e uma das mais conhecidas vozes dissidentes do Egito.

Em abril de 2022, ele começou uma greve de fome em apelo à liberdade. A greve só teve fim em novembro do mesmo ano. Entretanto, no dia 6 de novembro de, data que marcou o início da COP27 no Egito, Alaa voltou a fazer uma greve de água. 

As entidades, incluindo a Conectas, apelam às autoridades egípcias “para que libertem imediatamente Alaa Abdel Fattah e todas as pessoas presas e detidas unicamente por exercerem os seus direitos”.  Alaa Abd El-Fattah foi condenado a cinco anos de prisão por organizar um protesto sem autorização. Desde sua prisão, em 2014, ativistas de todo o mundo pressionam as autoridades do país pela liberdade do defensor.

Ao longo dos anos, os ativistas denunciam que Alaa tem sido mantido isolado dos outros presos e que está sendo impedido de ler livros. Além disso, ele vem sendo alvo de novas acusações e já é réu em outro caso por “insultar o judiciário”. O julgamento desse novo caso estava marcado para o dia 30 de setembro, mas foi adiado para dezembro.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas