Voltar
-
08/09/2022

Organizações brasileiras vão à União Europeia para denunciar ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Entidades ABGLT, Abong, Artigo 19, CEERT, Comissão Arns, MTST, Washington Brazil Office, Conectas, CAF, Plataforma CIPÓ e Ação Educativa vão pedir que países se comprometam a reconhecer o resultado das eleições no Brasil

Integrantes da missão brasileira na Europa (Foto: Divulgação) Integrantes da missão brasileira na Europa (Foto: Divulgação)

Representantes de organizações da sociedade civil brasileira vão à Europa para denunciar o aumento da violência política no Brasil durante o período eleitoral, bem como os ataques do presidente Jair Bolsonaro à integridade do sistema eleitoral. Em encontros com membros do Alto Comissariado da União Europeia e na 51ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), os brasileiros também vão pedir que a comunidade internacional reconheça os resultados das eleições.

Com presença de diversas organizações representativas da sociedade civil brasileira, a  delegação na Europa tem o objetivo de aumentar a rede de apoio internacional aos resultados do pleito de outubro e à confiabilidade do processo eleitoral. O grupo também vai expor os riscos ao Estado Democrático de Direito promovidos por Bolsonaro e parte de seus apoiadores, bem como o avanço do cerceamento de liberdades civis e democráticas. Além disso, irão ressaltar que não há democracia com racismo em um país com 56% de população negra. Fruto do trabalho de articulação internacional das entidades, que se intensificou com o contexto eleitoral brasileiro, a agenda com União Europeia e ONU ocorre entre 05 e 23 de setembro. Os participantes brasileiros vão denunciar, em palcos de ampla repercussão internacional, episódios de violência política e ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.

Agenda da missão

 As atividades em Bruxelas, sede da União Europeia, incluem encontro, em 08/09, com José Manuel Fernandes, chefe da delegação da União Europeia – Brasil no Parlamento Europeu.

Outro destaque do período na Europa é a participação dos brasileiros, em 13/09, na 51ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Na ocasião, vão fazer denunciar a violência política, o racismo institucional, ataques ao sistema eleitoral e violações aos direitos humanos no contexto eleitoral brasileiro, com a participação de missões diplomáticas de diversos países e relatores especiais da ONU.

 Confira as organizações presentes nas atividades na Europa:

 Abong – Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais 

ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos

Ação Educativa

ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Artigo 19

CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

CAF – Common Action Forum

Comissão Arns

Conectas Direitos Humanos

MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Plataforma Cipó

WBO – Washington Brazil Office

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas