Voltar
-
13/01/2012

Nota pública 02/2012: Conectas apoia ação da Defensoria Pública no Centro de São Paulo

ONG esteve na região e presenciou violações de direitos humanos e a importância do trabalho da Defensoria Pública

ONG esteve na região e presenciou violações de direitos humanos e a importância do trabalho da Defensoria Pública ONG esteve na região e presenciou violações de direitos humanos e a importância do trabalho da Defensoria Pública

No dia 11 de janeiro, Conectas realizou visita à região conhecida como “cracolândia”, no Centro de São Paulo. Na ocasião, a ONG brasileira, com missão internacional, testemunhou ameaças e uso da força desnecessário e desproporcional por parte de autoridades, além da ausência de serviços de saúde.

“O que vi esta semana foi uma situação deplorável e desumana, com ameaças, violações de direitos, humilhação e restrição de circulação da população local”, disse Marcos Fuchs, diretor adjunto da Conectas.
Conectas pôde também constatar a presença e a importância da ação da Defensoria Pública no local, coordenada pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos. É louvável que os defensores tenham se prontificado a acompanhar a situação in loco e permanecer na região. Assim, estão atuando em consonância com seu mandato de oferecer aos cidadãos necessitados a orientação jurídica e a defesa dos direitos humanos.
Toda intervenção do poder público, especialmente quando envolve uso de força policial, deve acontecer em estrito cumprimento aos direitos humanos.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas