Voltar
-
14/03/2023

Na ONU, Conectas cobra por fortalecimento de combate à tortura no Brasil

Organização traz alertas sobre audiências de custódias, comunidades terapêuticas e revistas vexatórias



A Conectas denunciou na ONU a atuação do estado brasileiro no combate à tortura. A organização apontou, nesta terça-feira (14), o retrocesso no tema com o governo anterior, de Jair Bolsonaro. 

O discurso foi apresentado na 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. No texto, a entidade aponta que o SNPCT (Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura) continua enfraquecido, com problemas orçamentários. 

Leia mais

A denúncia também contou com preocupações em relação às audiências de custódias, já que a modalidade remota continua em vigor no sistema de justiça. “Assim,  a apresentação presencial da pessoa presa à autoridade judicial ainda não foi integralmente retomada e, em muitos estados, nem mesmo o atendimento pela Defensoria Pública tem sido presencial”, afirma Arquias Cruz, assessor de incidência da Conectas, responsável por apresentar a denúncia no Conselho.

No discurso, a Conectas pede que a ONU questione o Brasil em relação as obrigações para prevenir e combater a tortura, bem como chamam a atenção às revistas vexatórias, que violam direitos das pessoas privadas de liberdades e de seus familiares.

Assista ao vídeo completo do discurso:

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas