Voltar
-
24/06/2022

Na ONU, Conectas aponta retrocessos nas políticas migratórias do Brasil

ONG denunciou sanções ilegais que violam direitos de migrantes e refugiados no país

Migrantes venezuelanos aguardam na fronteira, em Pacaraima (RR). (Foto: Leonardo Medeiros) Migrantes venezuelanos aguardam na fronteira, em Pacaraima (RR). (Foto: Leonardo Medeiros)

Na manhã desta sexta-feira (24), a Conectas expôs na ONU os retrocessos nas políticas migratórias e denunciou as violações de direitos de migrantes e refugiados no Brasil. O pronunciamento foi realizado durante reunião da 50ª sessão do órgão das Nações Unidas, em Genebra (Suíça).

Leia mais: 

Para a organização, “apesar de, formalmente, as fronteiras estarem abertas após a eliminação das restrições da covid-19, o Brasil ainda impõe sanções ilegais de inabilitação do pedido de refúgio e deportação imediata para migrantes e solicitantes de refúgio”.  

A Conectas também chamou a atenção do conselho e do Relator Especial sobre os direitos humanos dos migrantes para o aumento do racismo e da xenofobia no país, lembrando o caso de Moïse Kabagambe, refugiado congolês que foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro. Por fim, pediu que o governo brasileiro  promova e proteja os direitos dos migrantes e refugiados, remova todas as barreiras para aqueles que buscam asilo no país e se abstenha de enfraquecer nossa lei de migração.

Assista ao pronunciamento da Conectas na ONU: 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas