Voltar
-
11/11/2013

“Ministro, eu #QueroSaber”

Envie suas perguntas sobre a política externa brasileira. A Conectas fará com que elas cheguem ao novo ministro Luiz Alberto Figueiredo

Envie suas perguntas sobre a política externa brasileira. A Conectas fará com que elas cheguem ao novo ministro Luiz Alberto Figueiredo Envie suas perguntas sobre a política externa brasileira. A Conectas fará com que elas cheguem ao novo ministro Luiz Alberto Figueiredo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na quinta-feira, dia 14, às 10h, o chanceler Luiz Alberto Figueiredo visitará a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado pela primeira vez desde que assumiu a pasta, em agosto. Antes da audiência, a Conectas fará chegar a ele e aos senadores todas as perguntas que você tem sobre a política externa brasileira em direitos humanos.

Para participar da campanha “Ministro, eu #QueroSaber” e enviar questões ao chanceler, acesse o perfil da Conectas no Facebook ou utilize a hashtag #QueroSaber no Twitter. As perguntas serão recebidas até a quarta-feira, dia 13, às 10h. O site da TV Senado transmitirá a audiência.

“As promessas de mais transparência e diálogo feitas pelo Itamaraty ainda não se concretizaram. Por isso, vamos seguir utilizando todos os canais disponíveis para fazer chegar ao ministro questões importantes de direitos humanos e relações exteriores. A importância do Brasil no cenário internacional é crescente e é preciso que haja prestação de contas dessa atuação”, disse Juana Kweitel, diretora de programas da Conectas.

Ampliar o diálogo

Em sua primeira edição, realizada em abril, a campanha “Ministro, eu #QueroSaber” reuniu mais de 30 perguntas para o então chanceler Antonio Patriota e expôs a falta de canais de diálogo entre o Itamaraty e a sociedade civil. A iniciativa foi mencionada duas vezes ao longo  da audiência, que terminou com a promessa do ministro de ampliar a transparência e a participação.

Todos os anos, tradicionalmente, o ministro das Relações Exteriores comparece à Comissão para falar das linhas gerais de atuação do Itamaraty e responder perguntas dos senadores, num exercício que aumenta a chance de participação dos cidadãos e relembra o poder Legislativo que ele também tem mandato e legitimidade para influenciar a política externa.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas