Voltar
-
15/03/2021

Mães de Maio acionam Justiça contra uso de vídeo com calúnias a ativistas

Material gravado em 2015 foi utilizado em julgamento da 'Chacina de Osasco' e traz acusações, sem provas, de promotora contra mães de vítimas da violência do Estado



O Movimento Mães de Maio enviou um ofício ao Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo pedindo a responsabilização da Promotora de Justiça Ana Maria Frigério Molinari por alegações contra as ativistas que compõem a entidade. 

O documento, assinado junto à Conectas, pede que o Ministério Público tome providências para tirar de circulação um vídeo gravado em 2015 em que a promotora faz acusações, sem provas, às mães de vítimas de crimes do Estado.

O material, utilizado durante julgamento de agentes da segurança pública envolvidos na ‘Chacina de Osasco’, havia sido denunciado pela Ponte Jornalismo em 2016, quando o veículo foi obrigado pela Justiça a tirar a reportagem do ar.

No ofício, as entidades pedem responsabilização da Promotora pelas declarações infundadas, medidas de retratação ao Movimento Mães de Maio e bloqueio do vídeo em que Molinari faz as alegações, bem como do seu uso em ações judiciais. 

Acusações sem provas

No vídeo, a Promotora sugere que as Mães de Maio têm envolvimento com o gerenciamento de pontos de tráfico, e alega que as ativistas denunciam policiais “que efetivamente combatem o tráfico de drogas”, insinuando que o Movimento tem ligações criminosas. 

À época da declaração, Molinari estava designada para o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A Promotora nunca apresentou qualquer prova que comprove suas acusações.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas