Voltar
-
18/05/2020

Live: Escravidão contemporânea e direitos trabalhistas na pandemia

Acompanhe o bate-papo ao vivo com o Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil) e Paula Nunes (Conectas) nesta quarta (20)



Desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus, o governo federal, apesar de negar os efeitos da Covid-19 e atuar em sentido contrário às medidas de isolamento social, publicou uma série de medidas provisórias flexibilizando regras e direitos trabalhistas logo após decretar estado de calamidade pública no país.

Com redução de suas garantias, muitos dos trabalhadores que continuam em atividade, especialmente aqueles que atuam em áreas rurais, além de estarem sujeitos a novos riscos causados pela doença, estão mais expostos ao risco antigo de serem submetidos à condição análoga à de escravo. 

Este é o tema do debate entre Paula Nunes, assessora de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas, e Leonardo Sakamoto, jornalista e diretor da ONG Repórter Brasil, que acontece nesta quarta, 20, às 11h.

A transmissão ao vivo será realizada pelo perfil de Instagram da Conectas, mas ficará disponível para consulta posterior a todas as pessoas interessadas.

Sobre os participantes

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative – Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de “Pequenos Contos Para Começar o Dia” (2012), “O que Aprendi Sendo Xingado na Internet” (2016), entre outros.

Já Paula Nunes é advogada especialista em direito penal econômico e assessora do programa de desenvolvimento e direitos socioambientais da Conectas

Serviço

Live: Trabalho escravo contemporâneo e direitos trabalhistas na pandemia
Debatedores: Paula Nunes (Conectas), Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil)
Onde: Instagram da Conectas
Quando: 20/5, às 11h

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas