Voltar
-
30/06/2021

Em nota, entidades apontam tratamento racista contra coordenador do Instituto de Defesa da População Negra

Advogado Joel Luiz Costa foi apresentado em evento a partir de características pessoais e familiares em detrimento de sua trajetória profissional

Foto: acervo pessoal/divulgação Foto: acervo pessoal/divulgação

Na quarta-feira (30), sete organizações da sociedade civil, incluindo a Conectas, se manifestaram, por meio de nota, contra o tratamento recebido pelo advogado Joel Luiz Costa, coordenador do IDPN (Instituto de Defesa da População Negra), em um evento sobre o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, promovido pelo Canal do Conde, com transmissão pelo canal Rede TVT. 

Único participante negro da mesa ocorrida em 20 de junho, Costa foi apresentado de modo diferente de outros convidados. Enquanto os demais tiveram títulos acadêmicos e trajetórias profissionais destacadas, o advogado foi anunciado a partir de referências e circunstâncias de sua vida pessoal e familiar. Para as organizações, é um evidente episódio de racismo estrutural, considerando que o advogado também possui uma extensa atuação profissional com contribuições em diferentes órgãos. 

“Nos solidarizamos profundamente com Joel Luiz Costa, com quem construímos, ombro a ombro, tantas iniciativas que buscam, justamente, reafirmar os princípios da luta antirracista e a necessidade de seu enraizamento na sociedade brasileira”, diz a nota. 

Confira a nota na íntegra aqui.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas